O presidente do SindComerciários de Bragança Paulista e região, João Peres Fuentes, participou como subcoordenador do 29º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo, cujo tema foi: “Saúde metal do comerciário: uma responsabilidade de todos nós”. Em seu pronunciamento oficial de abertura do evento, Fuentes destacou a importância do debate de ações que visam proteger e promover a saúde do comerciário.
O Congresso também foi marcado pelas palestras:
“Valorização das negociações para preservar a saúde mental do trabalhador e trabalhadora frente à crise climática” – com o procurador Eduardo Luis Amgarten, da 15ª Região do Ministério Público do Trabalho.
“Prevenção e saúde mental: o caminho cuidar das pessoas” – com Luiza Helena Trajano.
“Redução da jornada de trabalho e seus benefícios à saúde mental dos comerciários: ações preventivas e efetivas” – com a consultora jurídica, Zilmara Alencar.
“Os desafios do comerciário para lidar com a sua saúde mental” – com o psiquiatra Jairo Bouer.
Durante o evento, foram aprovadas seis deliberações que nortearão as lutas comerciárias em todo o Estado. São elas:
1 – Que as reflexões constatadas neste Congresso sejam transformadas em ações efetivas pelos 72 Sindicatos Filiados à Federação para que a manutenção da Saúde Mental dos comerciários e dos práticos de farmácia paulistas seja prioridade, inclusive com garantias consagradas nas Convenções Coletivas de Trabalho.
2 – Que as Convenções Coletivas de Trabalho e os Acordos contem com cláusulas específicas que protejam a Saúde Mental das trabalhadoras e dos trabalhadores dos impactos das mudanças climáticas no ambiente de trabalho.
3 – Que as nove Regionais da Federação incrementem os debates a fim de contribuírem com a apresentação de propostas para a Redução da Jornada Semanal de Trabalho, Sem Redução Salarial e Sem Horas Extras, com vistas à preservação da Saúde Mental dos comerciários e dos práticos de farmácia.
4 – Que a Redução da Jornada Semanal de Trabalho englobe todas as formas de contratação, como em plataformas digitais, com a criação de condições de trabalho dignas.
5 – Que os Sindicatos e as empresas reforcem em suas bases territoriais a importância de vencer preconceitos, estigmas e discriminações diante das chamadas doenças mentais nos locais de trabalho e, juntos, oferecerem condições de tratamento.
6 – Que o sindicalismo comerciário paulista reforce os acompanhamentos unitários no Congresso Nacional junto aos trâmites das matérias relacionadas à Redução da Jornada Semanal de Trabalho na Casa.
“As deliberações aqui aprovadas vão nortear os dirigentes sindicais comerciários paulistas em toda a base. Foi um dia especial para os participantes que acompanharam um dia de muito aprendizado e interação”, destacou o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta.