domingo , junho 23 2024
Home / Fecomerciários em Destaque / O futuro depende da nossa união

O futuro depende da nossa união

Por Luiz Carlos Motta*

Um grande 1º de Maio. É assim que a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo e seus Sindicatos Filiados definem a comemoração ao Dia do Trabalhador, realizada na própria quarta-feira, (1º), no Parque Aquático mantido pela Fecomerciários na Estância Turística de Avaré. Grande, pela qualidade das reflexões e pela quantidade, ao agrupar mais de quatro mil comerciários oriundos dos Sincomerciários e Sinprafarmas filiados à Federação.

Desse modo, realizamos o maior 1º de Maio do Brasil ao reunir trabalhadores de uma única categoria num único lugar. Superou as nossas melhores expectativas. Os comerciários são a maior categoria de trabalhadores urbanos do País. Só no Estado de São Paulo, são 2 milhões e 500 mil.

Este ano o tema foi: “O futuro depende da nossa união”. Na ocasião, foram aprovadas, por unanimidade, seis deliberações que tratam de questões sindicais, trabalhistas, políticas e sociais e que podem servir de parâmetro para outras categorias profissionais:

1) Intensificar as presenças dos dirigentes sindicais comerciários nas bases territoriais do sindicalismo comerciário paulista.

2) Incrementar a visibilidade dos portais e das redes sociais da federação e dos seus 72 Sindicatos Filiados, incentivando os seus devidos acompanhamentos por meio de intensa comunicação.

3) Aprimorar os conhecimentos dos dirigentes sindicais comerciários paulistas por meio de estudos das conjunturas econômicas dos setores com os quais assinam convenções coletivas de trabalho a fim de obter vitoriosas conquistas econômicas e sociais.

4) Unir esforços para enfrentar e derrotar no Congresso Nacional matérias antissindicais e contra a classe trabalhadora.

5) Zelar, em todo o estado de São Paulo, pela saúde e pela segurança dos comerciários e dos práticos de farmácia nos locais de trabalho.

6) Valorizar a relevância do movimento sindical comerciário paulista nas eleições municipais de 2024 com apoio efetivo dos comerciários e dos práticos de farmácia às candidaturas alinhadas às causas da nossa categoria e também lançando candidaturas próprias às prefeituras e às câmaras municipais.

Responsabilidade

A responsabilidade para implementar e dinamizar essas deliberações é de todos nós. Como Deputado Federal Na Comissão de Trabalho, da Câmara dos Deputados, onde sou membro titular, sigo debatendo as principais pautas trabalhistas, combate à precarização das relações de trabalho e defesa dos direitos da classe trabalhadora. Cabe a esta Comissão analisar as propostas a serem discutidas em plenário.

Também tenho me empenhado na aprovação de leis para auxiliar os micro e pequenos empresários a obter financiamentos para que continuem funcionando e, assim, contribuam para a geração de empregos e recuperação dos empregos perdidos.

Sigamos juntos pela valorização das entidades sindicais, pelo fortalecimento das convenções coletivas e por um salário-mínimo e pisos salariais com real poder de compra. Maio, mês do trabalhador, nos unifica!

*Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários, da CNTC e Deputado Federal (PL/SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>