domingo , maio 5 2024
Home / Fecomerciários em Destaque / Unidos, a gente conquista!

Unidos, a gente conquista!

Translator

Por Luiz Carlos Motta*

O mês de setembro é importante para os comerciários. Isso porque a campanha salarial da categoria, incluindo os que trabalham no varejo e no atacado, começou no dia 1º. É uma campanha unitária que só no Estado de São Paulo mobiliza 2 milhões e 500 mil trabalhadores. Os dirigentes sindicais comerciários paulistas negociam com as entidades patronais para avançarem nas conquistas econômicas e sociais. A pauta de reivindicações a ser negociada com os patrões é ampla e conta com o respaldo das aprovações unânimes nas assembleias feitas junto à categoria. Aqui estão os principais itens:

– Reajuste Salarial pelo INPC mais Aumento Real

– Fornecimento de Vale-Alimentação ou Refeição ou Cesta-Básica

– Homologação no Sindicato

– Defesa dos Horários de Trabalho e Folgas

– Renovar e Ampliar as Cláusulas Sociais

– Cumprimento Integral da Convenção Coletiva de Trabalho.

Ganhos

As negociações ficam mais representativas quanto maior for o número de trabalhadores sindicalizados. Por isso, a presença de dirigentes nos locais de trabalho, além da comunicação impressa e digital, valoriza a conscientização dos trabalhadores para conquistar o atendimento das justas reivindicações. Explicações sobre o porquê das cláusulas econômicas e sociais reforçam o diálogo com a categoria, lquando também é destacada a importância da sindicalização. A compreensão na base sindical comerciária paulista é que o trabalhador sindicalizado fortalece a si próprio, a categoria, o seu sindicato e o País, como um todo, embora a negociação coletiva abranja sócios e não-sócios, sendo, portanto, o instrumento coletivo aplicado para toda a categoria profissional. Por isso, destaco a importância do envolvimento de toda a categoria.

Recente pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que aproximadamente 70% das negociações trabalhistas, nos primeiros meses de 2023, conseguiram aumento acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação oficial do País. O INPC é divulgado pelo IBGE. O levantamento do Dieese apontou também que do total de 3.204 campanhas salariais analisadas neste ano, 22,1% repuseram a inflação, enquanto 8,1% acumularam perdas. Os dados se referem até o dia 12 de maio deste ano.

Em abril, cerca de 62% das negociações com data-base nesse mês conquistaram reajustes acima do INPC. O número é menor do que o observado nas três primeiras datas-bases de 2023. No entanto, o percentual de reajustes abaixo da inflação também caiu, atingindo a menor marca no ano (3,6%).

Avanços

Os comerciários estão unidos, prontos e mobilizados para verem atendidas as justas reivindicações da Campanha Salarial Unificada 2023/2024. O trabalhador sindicalizado contribui com a luta contra retrocessos nas relações entre capital e trabalho. Com salário justo, o trabalhador consegue comprar o que precisa e girar a roda da economia, beneficiando toda a cadeia produtiva, inclusive o próprio comércio que o emprega! Unidos, a gente conquista!

*Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). É Deputado Federal (PL/SP).