segunda-feira , abril 29 2024
Home / Fecomerciários em Destaque / Inclusão social pelo esporte

Inclusão social pelo esporte

Por Luiz Carlos Motta*

Desde os tempos mais remotos, na Grécia, o esporte tem sido um importante aliado dos esforços para a valorização do ser humano e, por conseguinte, do avanço da civilização. Sou um entusiasta do esporte. Na Câmara dos Deputados, agora no segundo mandato, tenho apoiado iniciativas e destinado recursos para melhorias de quadras esportivas, compras de materiais para diferentes modalidades, além de várias ações para ampliar o acesso, principalmente dos mais pobres, aos esportes.

Na Fecomerciários, há vários anos, os sindicatos filiados têm realizado competições com grande participação de atletas e entusiastas, como corrida de pedestre, provas ciclísticas, karatê e campeonatos de futebol e de futsal. Nos últimos anos, foram beneficiadas as cidades de Tabapuã, Uchoa, Matão, Bauru, Sertãozinho, Américo Brasiliense, Catanduva, Adolfo, Elisiário, Ibirá, Novais, Sales, Novo Horizonte, Urupês e Jaborandi.

Incentivar e apoiar o esporte tem dado resultados extraordinários. No caso dos comerciários é uma excelente oportunidade para aproximar a categoria de suas entidades e vice-versa. É uma grande confraternização com destaque para a inclusão social.

Futsal

Esta semana, o destaque fica por conta da 14ª Copa Estadual de Futsal, tradicional evento organizado pela Fecomerciários, em Praia Grande, litoral paulista. Intensos treinamentos estão acontecendo nas 17 cidades que vão participar da competição. Esses treinamentos, realizados nas bases territoriais de cada sindicato, envolvem 85 comerciários titulares e reservas. Todos estão se preparando da melhor forma possível para os jogos, que serão realizados no sábado, dia 1º de julho. No mesmo dia serão conhecidos os times vencedores.

O campeonato conta com equipe de arbitragem profissional e vai sortear valiosos prêmios. Os jogos serão simultâneos com confrontos na quadra da Colônia dos Vendedores Viajantes e no Ginásio Caiçara. Como ocorre todos os anos, a Copa reserva uma surpresa, ao homenagear um craque do futebol brasileiro, que vai entregar a taça, que leva o meu nome, ao grande campeão. César Maluco, o primeiro ídolo homenageado, já confirmou presença.

Homenagem

Em anos anteriores, foram homenageados craques como Rivellino, Serginho Chulapa, César Maluco, Paulo Cesar Caju, Silas e Cafú, entre outros. A coordenação do torneio é de Paulo Cesar da Silva, presidente do Sindicato dos Comerciários de Limeira e diretor de esporte e lazer da Federação.

Vão participar da Copa, os Sindicatos de Comerciários das seguintes cidades: Bauru, Bebedouro, Catanduva, Garça, Itapetininga, Ituverava, Jaboticabal, Jacareí, Jaú, Limeira, Lins, Matão, Ourinhos, Registro, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Tenho falado pelo interior afora, que o esporte agrega a categoria e que os comerciários são muito bons de bola. É verdade. Existe uma regra, nesta Copa, que diz que só podem participar comerciários com carteira assinada. Eles não são atletas profissionais, mas são muito dedicados e tem muita garra. Trabalham, estudam e ainda encontram tempo para se aperfeiçoar nas quadras. E o que é mais marcante: a Copa de Futsal tem revelado verdadeiros e talentosos craques!!!

*Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). É Deputado Federal (PL/SP).