sexta-feira , abril 26 2024
Home / Fecomerciários em Destaque / Pela ampliação do sindicalismo-cidadão

Pela ampliação do sindicalismo-cidadão

A Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários) dispõe de completa infraestrutura que confere à entidade a capacidade de prestar serviços e oferecer benefícios que atendem os trabalhadores nas mais variadas frentes sociais. Portanto, além das questões trabalhistas e sindicais, a Diretoria da entidade tem como meta aplicar estas atividades nos municípios paulistas. A intenção é ampliar as ações cidadãs da Federação no Estado. Desse modo, em parceria com as Prefeituras, Câmaras Municipais e demais órgãos competentes, a Federação atuaria para oferecer às cidades e aos seus habitantes os melhores efeitos da prática de um sindicalismo realizador e marcadamente humanitário. Conheça alguns exemplos:

CASAS POPULARES

A Cooperativa Habitacional dos Comerciários do Estado de São Paulo tem realizado o sonho da casa própria para milhares de famílias. Já construiu 14 mil moradias no Estado.

CRECHES

Instalar creches nos municípios e ampliar, desta maneira, uma experiência inédita da Federação que tem dado certo nas cidades onde já é realidade. Estas creches têm horários de funcionamento iguais às jornadas de trabalho das comerciárias e dos comerciários.

QUALIFICAÇÃO

Capacitar trabalhadores por meio de cursos gratuitos. A Federação coloca toda a sua estrutura educacional para a realização dos mesmos.

INCLUSÃO

Estimular a participação de diversos setores da sociedade civil, como poder público e empresas, em iniciativas que visam a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade.

MULHER

Defender os direitos das mulheres com a adoção nas cidades das deliberações aprovadas no tradicional evento “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, em comemoração ao Dia da Mulher.

JOVEM

Atuar para atender as reais necessidades dos jovens em termos de educação e empregabilidade. Criar programas para a geração de trabalho, inclusive o tão almejado primeiro emprego. Capacitar a juventude e, com os municípios, encaminhá-la para futuras seleções no mercado de trabalho.

APOSENTADO

Formular parcerias a fim de assegurar a estes trabalhadores e trabalhadoras, que tanto já fizeram pelo progresso do Brasil, momentos inesquecíveis de descanso e diversão, como nos Centros de Lazer dos Comerciários em Avaré e Praia Grande.

CULTURA

Incentivo à cultura também integra as ações sociais praticadas pela Diretoria da Fecomerciários. Eles também reúnem todas as possibilidades para serem adotados nos municípios.

ESPORTE

Diversos esportes são apoiados pela Federação. Exemplos: basquete, corrida pedestre e karatê. Os clubes de campo dos sindicatos filiados se apresentam como ambientes certos para abrigarem eventos esportivos que podem acontecer nos municípios via parcerias.

Enfim, foram expostos acima alguns dos principais objetivos da Diretoria da Federação para contribuir com o bem-estar dos paulistas, prática que já foi testada e provada pelos comerciários e práticos de farmácia representados por seus 71 Sindicatos Filiados!

Lia Marques

Presidente (interina) da Fecomerciários