sexta-feira , abril 26 2024
Home / Fecomerciários em Destaque / Federação participa de seminário em defesa dos diretos da pessoa com deficiência

Na sexta-feira, 27 de setembro, a Fecomerciários participou do Seminário Além da Cota: Em defesa dos direitos da pessoa com deficiência ao trabalho. O evento, realizado no Ministério Público do Trabalho em São Paulo, contou com a Federação na comissão organizadora.

Foram, ao todo, três mesas de debates. A primeira, sob o tema “Papel do Poder Público na Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho”, contou com a participação da juíza integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT 2ª Região, Vanda Ferreira da Cruz, e a secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz. A mesa contou com a participação do moderador Marco Antônio Pellegrini, ex-secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Na segunda mesa, o tema discutido foi: “Ação Sindical em Relação ao Trabalho Decente para Pessoas com Deficiência no Brasil”. A moderadora foi Yvy Karla Abbade, da Universidade Livre para Eficiência Humana, de Curitiba. As três maiores centrais sindicais foram representadas na mesa por Ricardo Patah (UGT), Isaias Dias (CUT) e Alex Sandro Ferreira da Silva (Força Sindical).

A última mesa do seminário discutiu o tema “Boas Práticas de Inclusão”, com a presença de Thays Toyofuku, gerente de D&I na empresa JLL, e Rosangela Fernandes, gerente de diversidade e inclusão do Assaí. Como moderadora participou Maria Vilma Roberto, do Instituto de Tecnologia Social ITS Brasil.

Troca de experiências e aprendizados

Os participantes das três mesas trouxeram ao público presente no seminário suas visões sobre o mercado de trabalho para pessoas com deficiência, dando ideias e exemplos de como o Brasil pode avançar nesta questão.

Os debatedores da primeira mesa abordaram o tema sob a perspectiva do poder público. Na segunda, foi a vez do movimento sindical expor o seu trabalho em prol da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Por fim, a terceira mesa abordou o tema sob o aspecto empresarial e como a iniciativa privada pode incorporar estes trabalhadores em seu dia a dia.

No fim do seminário, os participantes responderam às perguntas do público.

A Fecomerciários foi representada por Gilda Soares, coordenadora de Gestão de Pessoas, e Eunice Aires, coordenadora do Departamento de Educação e Responsabilidade Social.