sábado , julho 27 2024
Home / Últimas Notícias / Presidente do SindComerciários faz palestra sobre sindicalismo comerciário paulista na faculdade de Direito da USP

Presidente do Sindicato dos Comerciários de Bragança Paulista e diretor de Relações Internacionais da Fecomerciários, João Peres Fuentes proferiu palestra na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), quinta-feira passada, 23. O dirigente sindical comerciário discorreu sobre o sindicalismo comerciário paulista, liderado pelo presidente da Federação Luiz Carlos Motta. Assistiram à exposição alunos da Pós-Graduação em Direito do Trabalho da conceituada Faculdade.

Lutas
Fuentes teve como ponto de partida a fundação da Federação, em 1939, os primórdios das suas lutas, como a redução da jornada de trabalho; pioneirismos, a exemplo da valorização do salário mínimo e, entre outras bandeiras, investimentos precoces em qualificação profissional. O plenário também tomou conhecimento da maior conquista da categoria: a Regulamentação da Profissão de Comerciário, Lei 12.790/2013, bem como da estrutura do elenco federativo no Estado.

Ações, serviços e benefícios

As assinaturas de campanhas salariais vitoriosas, a larga prestação de serviços e o amplo fornecimento de benefícios dos 72 Sindicatos Filiados à Fecomerciários, igualmente despertaram o interesse da seleta sala de aula, onde também se constatou um produtivo debate acerca do painel exposto por Fuentes. Entre os presentes estava o conceituado professor Jorge Luiz Souto Maior, coordenador do curso de Pós-Graduação de Direito do Trabalho, entre outros renomados docentes.

Fuentes: “Foi gratificante. A USP nos deu a oportunidade de falar sobre um sindicalismo sério e realizador, além de ser organizado e mobilizado para defender os sagrados direitos da categoria. Agradeço os elogios recebidos de alunos e professores”.

Motta
“Os trabalhos desenvolvidos pela Federação ganham visibilidade num tradicional espaço acadêmico. Nos sentimos honrados com a deferência e o respeito à nossa diversificada atuação!”