domingo , junho 23 2024
Home / Últimas Notícias / Presidente do SindComerciários faz palestra sobre sindicalismo comerciário paulista na faculdade de Direito da USP

Presidente do SindComerciários faz palestra sobre sindicalismo comerciário paulista na faculdade de Direito da USP

Presidente do Sindicato dos Comerciários de Bragança Paulista e diretor de Relações Internacionais da Fecomerciários, João Peres Fuentes proferiu palestra na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), quinta-feira passada, 23. O dirigente sindical comerciário discorreu sobre o sindicalismo comerciário paulista, liderado pelo presidente da Federação Luiz Carlos Motta. Assistiram à exposição alunos da Pós-Graduação em Direito do Trabalho da conceituada Faculdade.

Lutas
Fuentes teve como ponto de partida a fundação da Federação, em 1939, os primórdios das suas lutas, como a redução da jornada de trabalho; pioneirismos, a exemplo da valorização do salário mínimo e, entre outras bandeiras, investimentos precoces em qualificação profissional. O plenário também tomou conhecimento da maior conquista da categoria: a Regulamentação da Profissão de Comerciário, Lei 12.790/2013, bem como da estrutura do elenco federativo no Estado.

Ações, serviços e benefícios

As assinaturas de campanhas salariais vitoriosas, a larga prestação de serviços e o amplo fornecimento de benefícios dos 72 Sindicatos Filiados à Fecomerciários, igualmente despertaram o interesse da seleta sala de aula, onde também se constatou um produtivo debate acerca do painel exposto por Fuentes. Entre os presentes estava o conceituado professor Jorge Luiz Souto Maior, coordenador do curso de Pós-Graduação de Direito do Trabalho, entre outros renomados docentes.

Fuentes: “Foi gratificante. A USP nos deu a oportunidade de falar sobre um sindicalismo sério e realizador, além de ser organizado e mobilizado para defender os sagrados direitos da categoria. Agradeço os elogios recebidos de alunos e professores”.

Motta
“Os trabalhos desenvolvidos pela Federação ganham visibilidade num tradicional espaço acadêmico. Nos sentimos honrados com a deferência e o respeito à nossa diversificada atuação!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>