segunda-feira , abril 29 2024
Home / Geral / Saúde libera vacina contra gripe para todos com mais de 6 meses

Saúde libera vacina contra gripe para todos com mais de 6 meses

Ministério da Saúde autorizou a liberação da vacina contra a gripe para todos os brasileiros com mais de seis meses de idade. A medida vale a partir desta segunda (15).

A pasta recomenda que estados e municípios utilizem os estoques disponíveis para atender as demandas de cada região.

A campanha teve início em 10 de abril em todo o país e foi direcionada, em um primeiro momento, para grupos prioritários, como idosos, gestantes e profissionais da saúde.

Agora, a pasta ampliou a campanha para maiores de seis meses, público para o qual a vacina é recomendada.

O imunizante adotado na rede pública é trivalente. O vírus que causa a gripe é o Influenza, sendo os tipos A e B os mais comuns entre os humanos. No caso do A, as linhagens H1N1 e H3N2 são as principais causadoras da doença. Por isso as vacinas contra gripe disponibilizadas no SUS contêm as duas cepas em sua formulação.

Além delas, uma terceira linhagem compõe a vacina. Neste caso é do tipo B, dividido em Yamagata e Victoria —esta última é a que foi utilizada na vacina de 2023.

A rede privada, por sua vez, adota a vacina quadrivalente, que conta com uma segunda linhagem do tipo B —no caso, a Yamagata.

Em nota técnica, a Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações) recomenda o cidadão a optar, de forma preferencial, pela vacina quadrivalente por ter um nível de proteção a mais. A imunização com a dose trivalente, contudo, é de suma importância nos casos em que não é possível se vacinar com o modelo de quatro cepas.

Com a a proximidade da chegada do inverno, quando os casos de infecções respiratórias tendem a aumentar, a vacinação se faz necessária, independentemente do tipo do imunizante.

“Na indisponibilidade do produto [vacina quadrivalente], a trivalente deve ser utilizada de maneira rotineira, especialmente nos grupos de maior risco, para o desenvolvimento de formas graves”, diz a Sbim, na nota.

Fonte: Folha de SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>