quarta-feira , maio 15 2024
Home / Noticias SindComerciários / Nos 21 Dias de Ativismo

Nos 21 Dias de Ativismo

Conselho da Mulher da Federação vai reafirmar: ‘queremos ser ouvidas, vistas e respeitadas’

As lutas femininas serão reafirmadas pelo Conselho da Mulher da Fecomerciários durante os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Antes eram 16 dias. A campanha do governo federal se estende de 21 de novembro a 11 de dezembro com a proposta de conscientizar, engajar e mobilizar a sociedade sobre todas as formas de agressão à mulher. Histórica na Federação, a iniciativa tem como datas simbólicas o 25 de novembro, Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, e o 10 de dezembro, Dia Internacional de Direitos Humanos.

No Brasil, embora celebrado antes do início da campanha federal, o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, também reforça a luta pela não agressão às mulheres negras, vitimas de racismo, além de sofrerem violência por serem do sexo feminino. Daí, 21 dias de ativismo, porque esta data conta com uma luta adicional.

No período, o Conselho Feminino vai resgatar as deliberações aprovadas nos tradicionais eventos da Federação comemorativos ao Dia da Mulher, o “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”. Entre elas, destacam-se: 1) Basta de violência: Queremos ser ouvidas, vistas e respeitadas. 2) Mais delegacias da mulher. 3) Mais casas de acolhimento. 4) Pelo cumprimento da Lei Maria da Penha. 5) Não aos assédios moral e sexual. 6) Lutar por igualdade de gêneros.

O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, diz: “Esta mobilização, que ocorre em 160 países, em defesa das mulheres, busca irrestritamente o apoio dos homens. Estamos fazendo a nossa parte orientando as pessoas e difundindo a campanha”.