terça-feira , abril 16 2024
Home / Noticias SindComerciários / 24º Congresso Sindical

24º Congresso Sindical

141015

O SindComerciários esteve presente no 24º Congresso Sindical- “Movimento Sindical : Diálogo e reflexões sobre o cenário atual “, ocorrido entre os dias 14 e 16 de outubro, na cidade de Atibaia. O evento, promovido pela Fecomerciários, reuniu centenas de representantes de diversos sindicatos dos comerciários do Estado de São Paulo. O objetivo do Congresso foi discutir o atual cenário político, econômico e sindical do país.
No final do evento, foram aprovadas por unanimidade, as Resoluções que vão nortear as ações conjuntas a serem exercidas pela Fecomerciários e seus 68 Sindicatos em todo o Estado de São Paulo.
São elas:
Promover ações efetivas que valorizem os comerciários e as comerciárias do Estado de São Paulo, enquanto ser humano e profissional, visando a adoção do Trabalho Decente; Que as 13 Regionais da Fecomerciários promovam mais interação entre os Sindicatos e a Federação, descentralizando a ação federativa para incrementar nosso relacionamento com a base e visando a implementação de políticas públicas que beneficiem toda a sociedade; Atuar em Brasília, no Congresso Nacional, e nas respectivas bases dos deputados federais e senadores, no Estado, com a nossa força de mobilização, a fim de preservar os sagrados direitos dos comerciários; Reiterar nossa posição contrária a toda e qualquer matéria ou afim, apresentada pelo Congresso Nacional, que vise enfraquecer a estrutura e a organização sindical; Reafirmar a posição contrária do sindicalismo comerciário paulista mediante a Terceirização ampliada da mão de obra; Defender, por meio de cada um dos nossos 68 Sindicatos Filiados, as causas dos aposentados e das aposentadas, com respeito e dignidade às aposentadorias e benefícios; Empreender ações estaduais que tenham como foco a geração de melhorias salariais para recompormos, de modo constante, o poder aquisitivo da nossa categoria; Criar um atuante grupo para assessorar dirigentes e funcionários na busca de cobrir o Estado com uma Campanha de Sindicalização permanente; Compor um grupo de assessoria para discutir a democratização dos estatutos das entidades; Fortalecer a unidade da “Corrente Comerciária”, movimento político nascido da Fecomerciários, cujo principal objetivo é eleger para os Poderes Executivo e Legislativo, legítimos representantes dos comerciários paulistas; Investir na capacitação profissional dos comerciários e no aprimoramento da formação sindical dos dirigentes sindicais comerciários; Defesa da Pauta Trabalhista em trâmite no Congresso Nacional que, entre outros pontos, reivindica: Redução da taxa de juros para que haja a retomada do crescimento econômico nacional, com o reaquecimento da produção da nossa indústria. Não à desindustrialização. Redução da jornada semanal de trabalho, sem redução salarial. Concentrar esforços para atuarmos, juntos, pela valorização do salário-mínimo nacional e também estadual. Salário-mínimo valorizado tem impacto positivo nos Pisos Profissionais. Lutarmos, de modo unitário, pela geração e manutenção do emprego. Não aceitaremos demissões e a justificativa patronal de que a crise econômica nacional força o corte de vagas e fomenta o subemprego e a informalidade.
Esses encaminhamentos aprovados pela plenária do 24º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo vão fazer cumprir o tema central: “Movimento Sindical: diálogo e reflexões sobre o cenário atual”.

1410151