sexta-feira , agosto 18 2017
Home / Noticias / Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Conheça mais sobre o Programa Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário

Dia 28 de abril, quinta-feira, é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O SindComerciários de Bragança Paulista e Região considera este tema de extrema relevância para a vida de trabalhador. Por isso, o Sindicato desenvolve, há 3 anos, o Programa Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário, baseado no Programa elaborado pela Fecomerciários, que visa conscientizar os comerciários sobre as doenças ocupacionais e como preveni-las.

O Programa, que já atendeu dezenas de comerciários, consiste na apresentação de uma fisioterapeuta que, no próprio ambiente de trabalho do funcionário, ensina ações e posturas que auxiliam na prevenção de doenças como LER (Lesão por Esforço Repetitivo)/ DORT (Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho) e conscientiza sobre as consequências que as mesmas podem acometer na vida do comerciário.

Durante a apresentação da fisioterapeuta, os participantes tiram dúvidas, recebem um informativo sobre o Programa e ainda praticam a Ginástica Laboral, que é uma série de alongamentos realizados durante a jornada de trabalho, prescrita de acordo com a função exercida pelo trabalhador, visando compensar os efeitos negativos que a atividade laborativa pode provocar.

“Nunca se falou tanto em qualidade de vida e saúde como nos últimos tempos. O que antes era apenas motivo de preocupação ou modismo, hoje se tornou uma necessidade. O Programa visa contribuir para melhorar a qualidade de vida dos comerciários. As empresas que estiverem interessadas em abrir este espaço para que possamos apresentá-lo aos seus funcionários podem entrar em contato conosco e não é gerado qualquer custo para as mesmas”, destacou o presidente do SindComerciários, João Peres Fuentes.

Os participantes são auxiliados por uma fisioterapeuta
programa_saude do trabalhador (2)
Dezenas de comerciários já participaram do Programa
As atividades ocorrem no próprio ambiente de trabalho dos comerciários